quinta-feira, 20 de julho de 2017


Multiplicação dos pães

Jesus alimentou uma grande multidão

Jesus manifesta seu poder de forma milagrosa, ele faz o alimento multiplicar e alimenta multidão.

       João 6
1Depois disso, Jesus atravessou o lago da Galileia, que também é chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes. 3Ele subiu um monte e sentou-se ali com os seus discípulos. 4A Páscoa, a festa principal dos judeus, estava perto. 5Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multidão estava chegando perto dele. Então disse a Filipe:
— Onde vamos comprar comida para toda esta gente?
6Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe.
7Filipe respondeu assim:
— Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata.
8Então um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse:
9— Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?
10Jesus disse:
— Digam a todos que se sentem no chão.
Então todos se sentaram. (Havia muita grama naquele lugar.) Estavam ali quase cinco mil homens. 11Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade. 12Quando já estavam satisfeitos, ele disse aos discípulos:
— Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada.
13Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães.
14Os que viram esse milagre de Jesus disseram:
— De fato, este é o Profeta que devia vir ao mundo!

O texto nos diz que Jesus é o nosso provedor, tudo o que necessitamos somente Jesus pode nos dar.
Jesus é o grande provedor, todas as coisas vêm d’Ele, Jesus tem todo poder nos céus e na terra como diz em Mateus 28: 18 Então Jesus chegou perto deles e disse: —“ Deus me deu todo o poder no céu e na terra ”. Ele tem todo o poder para prover tudo o que precisamos.

A bíblia menciona que já era tarde para a multidão sair para comprar comida, e que para que cada um presente ali comesse um pedaço de pão, precisaria mais de duzentas moedas de prata, o equivalente hoje a 200 mil reais aproximadamente.

Jesus tinha todo poder e por isso onde ele ia uma multidão o seguia. Nesta passagem a multidão seguia a Jesus e faziam já horas, que estavam sem comer porque estavam afastadas da cidade. Os discípulos não viam outra solução se não mandar o povo ir embora para que comessem algo. Porem Jesus tendo todo o poder em suas mãos, já sabia o que ia acontecer, mais ele pergunta a Filipe um de seus discípulos onde poderia comprar pão para ver qual seria a atitude dele, diante de um grande problema.

 Depois da resposta negativa de Filipe, André outro discípulo apresenta um menino que trazia cinco pães e dois peixinhos, mas o que era isto diante daquela multidão? Jesus pediu para os discípulos separar a multidão em pequenos grupos.
Jesus sabia que teria que manifestar o seu poder, porém pegou o pão e agradeceu a Deus. Jesus sendo o filho de Deus ora agradecendo o que Deus proveu, e reparte entre todos e fez o mesmo com os peixes, todos puderam comer o suficiente para se satisfazerem.

                O menino que foi encontrado pelo discípulo entregou tudo o que ele tinha, nas mãos de Jesus. Ele não deu uma parte ou recusou por ser tudo o que tinha, ele simplesmente entregou e confiou em Jesus.
Já em contraste vemos a passagem do jovem rico em Mateus 19:16-22, ele não era generoso por isso não quis abrir mão de sua riqueza dando aos pobres tudo o que tinha, com medo de faltar alguma coisa, ou de Jesus não ter poder para suprir as necessidades dele.

                Em tudo o que Jesus fez, ele nos ensinou algo. E nesta passagem não foi diferente. Ele nos ensinou que o milagre pode estar perto de nós, que temos e podemos multiplicar tudo o que vem em nossas mãos, que a generosidade gera bênçãos em nossas vidas e que não podemos desperdiçar aquilo que Deus coloca em nossas mãos.

No versículo 12, podemos observar que Jesus esperou todos se saciarem e então disse aos discípulos que recolhessem todos os pedaços que sobraram, para não estragar nada.

Deus não gosta de desperdício! Jesus nos mostrou o que temos que fazer quando o milagre da multiplicação acontece, recolher e guardar para que nada se perca, o menino que tinha somente cinco pães e dois peixes volta para sua casa saciado e presenciou um dos maiores milagres de Jesus por causa de sua generosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Deixe aqui seu feedback para que possamos melhorar nossas publicações e atender as suas necessidades quando possível.